Sua magestade o tecido
Guipure |
Guipure colorida |
Lantejoulas |
Veludo molhado com detalhe na borda |
Guipure ouro |
Você já parou para pensar que ao olhar uma roupa na vitrine o brilho dos nossos olhos fica diferente? Muitas vezes você nem percebe mais as cores, as estampas e o modelo que nos seduzem vem carregados de um detalhe que só quem é do ramo conhece: a qualidade do tecido.
O tecido usado nas roupas é que faz virar qualquer olhar. O tecido chic, refinado, caro; ou o tecido simples, barato, comum. Normalmente o consumidor final tem conhecimento dos tecidos mais comuns usados em uma estação. Se eles estão na moda fica mais fácil, caso contrário fica difícil reconhece-los.
E não é para menos, se você não é daquelas pessoas que ficam esfregando os dedos nas roupas e virando-as aos avessos para identificar o tecido vai ter muita dificuldade mesmo. È claro que uma consumidora viajada sabe o que é bom ou não, mas, as emergentes ainda não conhecem.
Eu abordei o assunto de tecidos porque esta semana a consultora de moda Maria Helena Daniel, lançou no mercado o Guia Prático dos Tecidos (editora Novo Século). Com 30 anos de experiência no mercado de confecção a consultora resumiu num catálogo, com nada menos que 180 modelos de tecidos, todos fotografados e escritos um a um, tudo o que nós gostaríamos de sabe sobre o tema.
O Guia vai servir tanto para os estudantes de moda, para os lojistas que querem treinar as vendedoras como para a consumidora de moda cuidadosa que amam o assunto, que por ser mais técnico é menos abordado nas lojas. Até mesmo porque falta tempo para uma boa conversa mais específica.
Este guia vai servir também para a consumidora, que acha tudo caro, ter uma idéia do mundo que foi movido para aquele tecido estar lá na mão dela. È caro? É. Tem que ser. Na maioria das vezes.
Os estilistas mais renomados do Brasil, Alexandre Herchcovitch, Ricardo Almeida e Reinaldo Lourenço, foram consultados pela Maria Helena na hora de montar o catálogo. A consultora também contou com a colaboração das tecelagens Rosset e Santa Constância, marcas nacionais e bem respeitadas no mundo da moda.
Em 312 páginas a leitora ou o leitor vai entender tudo o que está por trás de uma etiqueta. Decifrar o mundo da tecelagem e aproveitar a experiência nas próximas compras. Você vai ler tudo sobre as tramas, fibras, texturas, costuras e entender porque a autora chama o tecido de Magestade.
Sem falar das curiosidades, por exemplo, que um polyester não troca calor com o meio ambiente, que a lã fria pode ser um ótimo tecido em países tropicais, que os forros devem utilizar tecidos de fibras naturais, informações preciosas que todos nós precisamos saber para consumir hoje em dia, além de preservar o bolso e o nosso planeta.
Entender o mundo dos tecidos pode ser mais fascinante do que você imagina. E como o assunto está em voga aproveitei e separei umas fotos dos tecidos que foram usados nas ultimas semanas de moda internacionais: Ny, London, Milan e Paris. Tecidos que saíram das cartelas e foram para as passarelas.
A capa do livro..não tem como errar na hora da compra.
E claro a autora no dia do lançamento...um doce e um luxo de pessoa.
Querida leitora, caro leitor, desejo uma ótima leitura para você. Depois desta dica não se discute mais tipo de tecido. Boas compras!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário