sexta-feira, 22 de julho de 2011

Coleções comerciais - Resort 2012

O calendário da moda no Hemisfério Norte não para, já foram apresentadas e estão prontas as coleções intituladas Resort-Cruseiro. Isso significa que as grandes marcas internacionais de luxo que costumam lançar as coleções duas vezes por ano já prepararam o aperitivo comercial. 



Maio e julho são os meses que estas marcas costumam dar uma prévia mais comercial para motivar as vendas e preencher as prateleiras com novidades. Assim as vendas são reforçadas e as clientes poderosas financeiramente que viajam nesta época do ano tem algo a mais para fazer nas férias, gastar, gastar e gastar com  roupas.

Na verdade a coleção “resort” é uma estratégia que foi desenvolvida pelas marcas de luxo para ter quinzenalmente peças novas nas lojas e assim não sair perdendo para os grandes magazines. O nome resort já diz tudo, refugio destinado para o público-alvo: pessoas com uma situação econômica privilegiada que durante a primavera fazem cruzeiros marítimos e se hospedam em luxuosos resorts para aproveitar as férias de verão. Fazem parte deste grupo as celebridades, também.



Com essa renovação das marcas poderosas quem sai ganhando é o consumidor. O resort na prática sempre existiu, só que antes eram coleções de biquínis  maiôs e roupas de festa para as consumidoras que viajavam para o Caribe ou outro país para fugir do frio.

Agora a pressão é maior, tanto dos grandes magazines quanto do consumidor. Hoje as coleções vão além dos biquínis e as peças já estão prontas na lojas sem necessidade de se passar pelo show room (local para pedidos de peças).

O resultado são coleções mais comerciais sem fantasias nas quais os estilistas misturam tecidos e fazem contrastes modestos, mas não menos feminino.

Desfile da Chanel resort 2012

 Desfile da MiuMiu


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